graduação
O documentário ¨O mundo global visto do lado de cᨠdo cineasta brasileiro Sílvio Tendler ( 2002), aborda as conseqüências deixadas pela globalização na visão do Geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, destacando os períodos de exploração e descobertas e a globalização econômica, sobretudo a expansão do capitalismo para o mundo e as marcas deixadas por esse sistema.
Em primeiro momento o documentário faz um paralelo entre colonização e globalização mesmo se tratando de épocas diferentes, mas, com a mesma finalidade: dominar, administrar, comercializar, explorar e expandir um território já habitado dizimando e destruindo culturas e povos. Após a guerra fria começou o processo de globalização e assim iniciou a corrida para o domínio do mercado mundial. A divisão do planeta em dois mundos, Norte e Sul, onde ao norte encontram-se os paises desenvolvidos e ao sul do globo os países subdesenvolvidos ou países de terceiro mundo, ficando claro a desigualdade entre os dois mundos. Segundo Santos, “deve-se considerar a existência de pelo menos três mundos em um só: o primeiro seria a globalização como fábula, o segundo como ele é, e o terceiro o mundo como ele pode ser” (SANTOS, 2006) Pág 9. Através dessa concepção, podemos afirmar que para cada classe social a globalização é vista de diferentes formas.
O Consenso de Washington mostra a globalização de forma perversa propondo aos países da América Latina regras para retomada do crescimento. Elevação de impostos, juros altos e privatizações deram forças aos setores privados demonstrando a incapacidade do estado em administrar. No Equador, a dolarização da economia provocou recessão levando a população a se rebelar contra o governo. Na Bolívia a privatização da água explodiu uma gigantesca revolta popular forçando o estado a desprivatização. Na Argentina com a abertura do mercado levou a quebra do país: fabricas fecharam, empreendimentos abandonados,