zoologia
Resenha do Documentário - Globalização Milton Santos - O mundo global visto do lado de cá.
Turno: Noite – Bacharelado – 1º Período
Na resenha a seguir, iremos expor os pontos de vista abordados pelo Geógrafo Brasileiro Milton Santos sobre a idéia de Globalização no mundo contemporâneo, em prol de uma sociedade mais igualitária e, comentaremos suas críticas abordando paralelamente a elas, as de outros estudiosos nas áreas.
No documentário somos apresentados aos acontecimentos que norteiam o mundo e focam suas atenções nas causas prioritárias desta sociedade capitalista, que tem por ideologia primária, a obtenção de benefícios próprios, mesmo que ela venha conjunta de uma desorganização territorial, do acúmulo de bens comuns e do uso de riquezas mundiais em prol de uma minoria. Formas estas que vieram a gerar conflitos em locais onde uma minoria se via refém da expropriação de bens primordiais a sua sobrevivência.
Toda essa forma representada acima, nos remete a idealização do Conceito de Estado e Poder por Weber, onde os homens se utilizam da legitimação da violência, para perpetuarem-se como dominantes frente ao povo.
Transformando os anseios dos menos abastados, em necessidades primárias, os mesmos dão continuidade em seus ciclos.
A comercialização de tais coisas são estudadas também por Bordieu, com seu ensaio em o Capital Cultural, onde ele define a hierarquização do conhecimento acordado as fontes, meios e formas de consumo dos mesmos para com os mais pobres.
As necessidades que assolam os menos afortunados são comercializadas, de forma a gerirem um comércio que mantenha os mais abastados sempre no topo de suas cadeias.
O capitalismo desenfreado nos escancara uma situação em que pobres são obrigados a pagar pela água mais cara, algo que deveria ser inerente a vida dos seres humanos, assim como o ar que respiramos.
Somos evidenciados através de analogias didáticas q demonstram o quão desigual é o retrato do