Continente africano
Sobre a situação do continente africano no mundo globalizado, a análise da tabela acima nos permite afirmar que:
Escolha uma:
a. Os dados apresentados de PIB e PNB per capita nos permitem afirmar que há um equilíbrio das condições socioeconômicas no continente africano.
b. Os países acima listados, todos integrantes do SADC, possuem condições de competição no mercado internacional.
c. Com exceção da África do Sul, todos os demais países possuem dados que revelam o atraso econômico e a situação de pobreza extrema desses países.
d. Há grande variação entre os países africanos representados com destaque a República Democrática do Congo com apenas 100 dólares per capita e o arquipélogo de Seychelles com 7.490 dólares per capita. di. "A evolução histórica do capitalismo nos últimos dois séculos produziu uma recorrente assimetria na repartição do trabalho pelo mundo. Apesar de encontrar-se subordinada ao desenvolvimento dasatividades produtivas, a capacidade de absorver uma maior ou menor quantidade de trabalhadores não depende exclusivamente do grau de expansão de cada país, mas do padrão de desenvolvimento econômico nacional. Da mesma forma, a qualidade dos postos de trabalho existentes tende a estar associado tanto ao desenvolvimento tecnológico e organização do trabalho quanto às condicionalidades impostas pela regulação no mercado nacional de trabalho. A partir disso, o conceito de Divisão Internacional do Trabalho assume relevância como expressão do grau de assimetria geográfica no uso e rendimento da mão-de-obra em distintas fases históricas da evolução da economia mundial" (p.3).
A citação acima foi retirada do texto de Marcio Pochmann em que o autor faz uma subdivisão da divisão internacional do trabalho (DIT) em três etapas, denominado de Primeira DIT, Segunda DIT e Terceira DIT, que se diferenciam pela forma como os países se relacionam internacionalmente entre si.
Para realizar a