Pequenas empresas
O cenário competitivo atual, onde a necessidade de aperfeiçoamento nos processos produtivos, a eficiência na geração de receitas, a necessidade constante de redução de desperdícios e, conseqüentemente, de custos, tem levado as empresas, inseridas nesse ambiente, a aperfeiçoarem, constantemente, seus mecanismos de produção e de análise dos resultados da empresa.
Na busca pela maximização do resultado empresarial os gestores necessitam de informações exatas sobre como e quanto produzir. Nesse sentido, buscando elevar o lucro da empresa e maximizar a riqueza do acionista os gestores tentam eliminar os riscos inerentes ao agente utilizando técnicas matemáticas e estatísticas que o auxiliem no processo de gestão. Goal Programming é uma técnica de pesquisa operacional que auxilia o gestor no desenvolvimento de seu plano operacional, bem como aceitar ou não determinados projeto.
O Goal Programming e uma técnica de pesquisa operacional derivada da Programação Linear. Esta, de acordo com Santos (2002, p. 05) foi desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial, e era usada como um instrumento de administração das estratégias militares é agora utilizada como auxiliadora das estratégias de gestão e sua utilização tem sido fundamental aos gestores para minimizarem os riscos de suas escolhas. Contudo, verificou-se uma deficiência dessa técnica quando os gestores introduziram aos seus modelos diversos objetivos simultâneos, fazendo com que fosse impossível atingi-los plenamente. Após vários estudos, na tentativa de se resolver essa problemática, chegou-se a um novo conceito denominado de Goal Programming que busca, justamente, preencher, as lacunas deixadas, como as soluções de problemas com múltiplos objetivos, pela Programação Linear.
Esse trabalho consiste em apresentar um estudo de caso realizado por um grupo de estudantes da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade Economia e Finanças. O caso é da empresa Espírito Santo Borrachas