Resenha "A educação na Grécia"
Formas de educação distintas, escola nasce dos escribas (eram os profissionais que tinham a função de escrever textos, registrar dados numéricos, redigir leis, copiar e arquivar informações. Como poucas pessoas dominavam a arte da escrita, possuíam grande destaque social). Quem dominasse a escrita hieroglífica (símbolos). Ensino particular “vizir”
Grécia
Depois da escrita alfabética, o mestre de grammatistés (“professor” de letras) não era tão exaltado como no Egito, mais tinha função social assim com os mestres de ginástica e música. Nessa época a escola se abre (como meio de democrático, comunicação e educação) aos cidadãos.
Escolas arcaicas.
Homérica: Principal conceito “dizer” e “fazer” esses conceitos não estão associados a forma econômica de organização do estado e sim a forma social e a que momento está acontecendo. Exemplificando:
*Classe dominante (cidadãos)
“O guerreiro de hoje (jovem), será o político de amanhã (velho)”.
Com essa distinção era preciso então educar esses guerreiros na juventude, para que com o passar dos anos e de suas experiências, pode-se ser digno do cargo que ocupara futuramente em sua cidade.
Guerreiros com pedagogos, como é o caso de Aquiles, desde a infância era aconselhado por Fênix (inclusive nas batalhas). ´
Épea (palavras)
Érga (ação)
Pais ensinando seus filhos a falar para multidões (conselhos), pratica da oratória e posteriormente da retórica.
Educadores arcaicos Fênix, Quíron, são fugitivos de suas cidades por terem cometidos atrocidades (homicídios), tendo assim que procurar hospitalidade em outros lugares (sendo “protegidos” pelos deuses).
Hesiodeica:Escritos das civilizações agrícolas (camponesa), ensinamentos egípcios, mesopotâmicos ou hebraicos. Posteriormente os dois modelos são confrontados: Aristocracia de Guerreiros X Povo Produtos, principal questão das virtudes tão valorizada pelos gregos e que causará o desprezo de alguns por