RESENHA "A Crise do Capitalismo" David Harvey
Matéria: Geopolítica
"A Crise do Capitalismo"
David Harvey
Nessa animação dublada, o David Harvey, faz uma análise crítica dos motivos que explicariam a Crise do Capitalismo que vivemos. No meu ponto de vista ele quer dizer que tudo que acontece é culpa do capitalismo, que o sistema capitalista não é justo e responsável, que deveríamos olhar alem do capitalismo para uma nova ordem social, existe diferentes gêneros da crise, uma dela é a fragilidade humana, autores comentam que não se pode fazer nada a respeito disso, mas existe um mundo inteiro de explicações que dizem que é instinto para dominar as ganância e tudo mais. O segundo gênero é que existem falhas institucionais, que os reguladores estão dormindo no ponto, que o sistema bancário se aproveita da fragilidade do capitalismo. O terceiro gênero é, por assim dizer, todos estavam obcecados com uma falsa teoria, ele acreditavam na eficiência dos mercados, a respeito da inerente instabilidade das atividades financeiras. O quarto gênero diz que isso tem a ver com origens culturais, que cada país age de uma maneira, existe vários fatores culturais que levam a cada país agir do seu jeito. Ele faz uma analise de uma perspectiva Marxista. A rainha de Londres fez uma pesquisa com os economistas, e queria saber como eles não sabiam que ia acontecer isso, então os economistas da Academia Britanica enviaram uma carta para a majestade,
E, foi na verdade surpreendente. A carta dizia: que tinha um risco sistêmico. A saída da crise anterior foi disciplinar o trabalho, transportando a mão-de-obra pra outro país, e isso foi feito pela doutrina neoliberal.
Isso foi feito de todos os tipos e maneiras diferentes. Pensaram em vários fatores para sair da crise, umas delas foi a diminuição do salário,Logo se você diminui os salários, então você tem um problema com de onde a sua demanda vai vir.
E a resposta era: "Bem, peguem os seus cartões de crédito. Nós vamos dar cartões de