Trabalhos
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – CCT
CURSO: GEOGRAFIA - LICENCIATURA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA ECONÔMICA
PROFESSOR: MENELEU
JOSÉ MAURÍCIO PEREIRA
RESENHA DO CAP.06 DO LIVRO:
O ENIGMA DO CAPITAL E AS CRISES DO CAPITALISMO A GEOGRAFIA DISSO TUDO
FORTALEZA - CEARÁ
2014
No primeiro mandato de Bill Clinton ( 1993-1997) , o governo americano decidiu estimular a compra da casa própria pelas famílias que estavam no grupo inferior da classe média, incluindo aí os democratas na Câmara e no Senado , estabeleceu regras e usou sua influência para estimular as agências a afrouxar os critérios para a concessão de empréstimos , de modo a ampliar o universo de famílias beneficiadas. Os primeiros sinais da atual crise financeira mundial surgiram em 2004, quando devido a alta dos juros nos Estados Unidos, houve um aumento da inadimplência no mercado imobiliário americano.
Esta crise no mercado imobiliário está diretamente relacionada com a inadimplência em empréstimos do tipo subprime (crédito de risco hipotecário), que se alastrou para várias instituições financeiras que quebraram. Acredito que do ponto de vista econômico do processo houve falta de planejamento por parte das instituições financeiras internacionais, pois devido o momento que se passava a economia americana, o crédito deveria ser restringido para boa parte da população e não ser liberado da maneiras que se foi.
O resultado foi que, com a falência destas instituições, houve uma crise de confiança no mercado e os bancos congelaram os empréstimos para evitar calotes, A crise no setor imobiliário norte-americano prosseguiu pelos anos seguintes com perdas significativas em título ligados a hipotecas. Mas o momento mais dramático estaria por vir. As empresas hipotecárias americanas que poderiam quebrar, receberam uma ajuda financeira do Tesouro Americano, que procurava contornar a