resenha critica
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ
CAMPUS DE CAICÓ
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE GEOGRAFIA REGIONAL
HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. – São Paulo, SP: Boitemp, 2011.
Docente: GleydsonDiscente: Suenia Sheyla do Nascimento Araújo
CAICÓ-RN
2014
RESENHA CRÍTICA DOS DOIS PRIMEIROS CAPÍTULOS
HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. – São Paulo, SP: Boitemp, 2011.
O primeiro capítulo do livro O enigma do capital: e as crises do capitalismo, aborda a crise do sistema econômico capitalista, no intuito de revelar-nos o renascimento de um sistema vicioso e autossustentável, até que ponto tão autossuficiente ?O capitalismo reina supremo desde o surgimento da classe burguesa e o efervescer das duas revoluções industriais, contudo, assim como todo sistema econômico da história o mesmo vem enfrentando algumas crises que o fazem oscilar frequentemente.
É com base neste movimento líquido que o autor David Harvey nos impulsiona a analisar o capitalismo, em sua essência, tendo por base os fios narrativos de nossa história contemporânea, onde para tal, ele cita os mais significativos declínios do capitalismo no período de 2006 nos EUA, porém, em uma atitude preconceituosa, como a parcela da população atingida reduzia-se apenas à imigrantes, afro-americanos e mães solteiras o governou americano não atentou para as aclamações do seu sistema econômico. Contudo, em 2007, quando a classe média branca foi atingida que o governo norte-americano acordou para o caos do setor imobiliário. O que sarcasticamente Harvey denominou de “Katrina financeiro”.
Mas como nos mostra o autor, as perdas dos que estão na base da pirâmide social quase se igualaram aos extraordinários ganhos dos financistas na parte superior, já que em 2008 os bônus conseguidos em Wall Street – coração do comércio de Nova Iorque – somaram mais de 32 bilhões de dólares.
Como se sabe, a