resenha livro Condição pós moderna
Centro Ciências Humanas, Educação e Letras - Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPG/MCRondon
Resenha
Bibliografia: HARVEY, David. A transformação político-econômica do capitalismo no final do século XX. In: ________. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1999. 8ª ed. Cap. 7 - 11, p. 115 a 183.
David Harvey é um geógrafo marxista britânico, formado na Universidade de Cambridge. É professor da City University of New York e trabalha com diversas questões ligadas à geografia. No Brasil, ficou conhecido justamente através do livro “A condição pós-moderna”. Esta obra de grande envergadura da qual se faz a resenha, mais especificamente os capítulos 7 a 11, investiga profundamente a natureza da pós-modernidade, que surge para substituir dogmas e verdades absolutas advindos da modernidade criando novos valores.
Harvey parte de uma análise sobre as transformações no âmbito político e econômico no capitalismo no século. Em sua análise volta-se a Marx pra encontrar a interconexão necessária entre as bases e as superestruturas, e a influência e o diálogo existentes entre economia, política, cultura, religião e outras esferas sociais.
O autor descreve muito bem as sociedades ocidentais, estas vivem em função dos lucros, sendo um meio organizador da produção e da vida econômica. Por isso até hoje, as regras do capitalismo operam na distribuição mundial do tempo e do espaço, visando à otimização do capital. Para ampliar essa argumentação, Harvey utiliza-se da linguagem da Escola de Regulação, cujo argumento principal baseia-se no pressuposto de que a materialização do regime de acumulação é sustentada por meio de leis, normas, hábitos.
Entretanto, o sistema capitalista é altamente dinâmico, e por isso abarca hábitos, práticas políticas e culturas das mais diversas, onde existe aparentemente uma estabilidade, mas como Marx já dizia é um sistema propenso à crise. Harvey enumera