Resumo dos cap1 e cap2 de pressman
5922 palavras
24 páginas
Resumo do Capítulo 1, do livro "Engenharia de Software" de Roger S. Pressman SOFTWARE E ENGENHARIA DE SOFTWARE
No início do surgimento do software a revista Business Week lançou uma reportagem com o tema “Software: A Nova Força Propulsora”. Conforme o software foi evoluindo, tornou-se um tema de preocupação administrativa, que no final da mesma década em que fora lançado (Década de 1980), outras fontes de informação, tratavam o tema software como algo duvidoso, inseguro, mas juntamente a isso mencionavam a sua funcionalidade. Funcionalidade esta que pode fazer a diferença em indústrias, na qual o software é utilizado para capacitar o sistema de uma empresa e possibilitar a ela vantagem sobre suas concorrentes.
1.1.1 O PAPEL EVOLUTIVO DO SOFTWARE
Ao longo dos anos, o software foi evoluindo, aumentando e fazendo melhor uso do desempenho de hardware, tal como o processador, que evoluiu de processador a válvula (Procurar a definição de processador a válvula e anexar. Exemplo.: “... que evoluiu de processador a válvula ) para dispositivos microeletrônicos (mesmo esquema que será feito no processador de válvula), capaz de processar milhões de instruções por segundo. O software ainda está em processo de evolução, e conforme foi evoluindo sua utilização, possibilitou que não ficassem limitados somente para usos industriais ou/e para fins comerciais, mas também implantados para uso educacional e pessoal.
A evolução do software dentro do contexto das áreas de aplicação de sistemas baseados em computador descreve-se da seguinte forma.
A Primeira Era:
Nos primeiros anos, o hardware possuía utilização a vários equipamentos, enquanto o software era limitado, devido seu desenvolvimento ser criado na necessidade de 1 ou mais alguns clientes, isto quando não fosse utilizado pela própria pessoa que o criasse, ou pela organização da qual este programador fazia parte. No caso das organizações, este motivo fazia com que os gerentes ficassem mais tranqüilos, por ser