Ciencias dos materiais
Ciências dos Materiais II
Microscopia Óptica, Microscopia Eletrônica, Radiografia e
Ultrassonografia como Técnicas para Caracterização e Inspeção de
Padrões em Microestruturas.
Curso: Engenharia Civil
Belo Horizonte 02 de abril de 2014
Indice
Introdução
A tecnologia industrial tem crescido nas ultimas décadas, e com ela a preocupação na qualidade dos produtos, visando à produtividade em grande escala e com o mínimo de defeitos possíveis.
Assim, torna-se necessário haver um meio que possa identificar à qualidade dos materiais e processos, minimizando o máximo possível as falhas, para isso umas das tecnologias mais importantes nos últimos tempos, foi o ensaio não destrutivo.
1. Microscopia Óptica
1.1 Princípios básicos
A microscopia óptica consiste-se na observação completa e total de minérios por meio de microscópios ópticos. Está observação é feita por estes equipamentos tão precisos e nos permitem a identificação das várias fases do mineral observado, possibilita a contagem de fases encontradas no mineral, observação da composição das fases do material e até mesmo as formas de intercrescimento e associações que estes minerais fazem.
Há duas divisões que podem ser colocadas para o estudo do microscópio óptico. Como o próprio nome diz, ele é composto por uma parte óptica, formada por três sistemas de lentes (objetivas, ocular e condensador), pelo diafragma e por uma fonte de incidência de luz. É composto também por uma parte mecânica, que garante o suporte para a visualização.
A parte mecânica do microscópio é composta pelas seguintes estruturas: base, braço, revólver (que permite a troca da objetiva a ser utilizada), platina (haste metálica onde é inserida a lâmina),