Canal para experimentos hidraulicos
O canal para experimentos Hidráulicos é um equipamento utilizado para apresentar os fenômenos reais em forma visual, facilitando o ensino das matérias que tratam dos fluidos e seus escoamentos. O canal apresentado foi projetado para a exploração de experimentos onde o fluido utilizado a substância é água, permitindo a visualização de escoamentos ligados aos fenômenos hidráulicos.
2 OBJETIVO
Este experimento tem por finalidade o ensino da medida de pressão através de manômetros de coluna de fluidos. Como a maioria dos experimentos em mecânica dos fluidos depende da medida da pressão, esta pratica, apesar de sua simplicidade, é de fundamental importância. Deve ser enfatizada a posição da leitura pela tangente ao menisco, que será um ponto de máximo na curva do menisco se o fluido for mercúrio(Hg) e um mínimo se for água(H20).
3 RERENCIAL TEÓRICO
O canal para experimentos Hidraúlicos consta basicamente de um canal basculante confeccionado em material transparente (acrílico) com 3(três) metros de comprimento, 10(dez) centímetros de largura e 30(trinta) centímetros de profundidade, como parte de um circuito hidráulico fechado. A bomba hidráulica é um componente comercial de qualidade boa, mais que apresenta o comportamento real do cotidiano: pode sofrer desgastes mecânicos e químicos, e ao ser atacada quimicamente pela água produz uma coloração devido à ferrugem, é alimentado por um equipamento moto-bomba de 1,5Hp promove a circulação de água a partir de um reservatório pleno contendo 350(trezentos e cinquenta) litros através de uma tubulação de de diâmetro, equipada com medidor de vazão do tipo diafragma fabricado de acordo com as normas DIN(Instituto Alemão para Normatização).
3.1 ACESSÓRIOS QUE ACOMPANHAM O EQUIPAMENTO
Manômetro diferencial de tubo em U, usando mercúrio e água como fluido manométrico;
Piezômetros, para medidas diferenciais;
Limnimetro,