Resenha - a arte de argumentar
Antônio Suárez Abreu é professor de lingüística formado em Letras Neolatinas pela PUC-Campinas, com curso pós lato sensu em Lisboa e mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo (USP), tendo já ministrado na USP e Unesp. Como autor, escreveu obras de referência em sua área, destacando-se Curso de Redação (12ª edição lançada em 2004), Gramática Mínima (2ª edição lançada em 2006) e “A Arte de Argumentar” (2000).
“A Arte de Argumentar: gerenciando razão e emoção” é um verdadeiro guia para quem quer aprender a se comunicar. É notável com a leitura a percepção do interesse de Antônio Suárez Abreu em orientar o leitor sobre como equilibrar suas idéias e seu interesse de expô-las para compor uma argumentação ética, coerente e eficaz. Por meio de exemplificações constantes e da busca por uma leitura leve, o autor nos leva a entender primeiramente o que fundamenta o processo de argumentar para então fazer-nos aptos a argumentar, para os mais diversos momentos da vida.
Abreu inicia despertando no leitor a compreensão da necessidade de argumentar. O domínio sobre a argumentação favorece, explica, o desenvolvimento pessoal e o profissional, visto que vivemos num mundo de relacionamentos, onde se faz fundamental saber conversar, “saber integrar-se ao universo do outro” (p. 10). O autor considera que o contato com as outras pessoas é constituído de duas bases: o gerenciamento de informação e o de relação.
Gerenciar informação é um processo que diz respeito tanto a saber valorizar as informações que as pessoas transformarão em conhecimento quanto a saber em que fontes buscar essas informações. O gerenciamento de relação, por sua vez, é um processo onde não há troca de informações entre os locutores – o que importa é o tratamento dado ao outro. Num mundo em que o setor de serviços cresce exponencialmente – tendo como consequência o aumento do relacionamento entre