Resenha A Arte De Argumentar Revisado
Pelo título da obra e por essa primeira colocação, fica explícito o objetivo do autor, que, segundo ele mesmo, é o de “convencer as pessoas de que o verdadeiro sucesso depende da habilidade de relacionamento interpessoal, da capacidade de compreender e comunicar ideias e emoções.”
Ao longo de sua exposição, Antônio Suárez Abreu vai construindo seu próprio discurso de convencimento do leitor acerca da necessidade de aprender a argumentar.
Inicialmente, o autor discorre sobre o gerenciamento da razão, ou especificamente das informações, que ele apresenta como os tijolos com que construímos nosso conhecimento. E destaca a importância da aquisição de conhecimento através da leitura, pontuando que a essência da educação “por meio das humanidades” é justamente desenvolver a razão. E afirma: “a leitura é um programa para uma vida inteira”.
Em seguida, o foco passa a ser o gerenciamento de relação.
“Um bom dia, um muito obrigado, as formas de tratamento (você, a senhora) tudo isso é gerenciamento de relação”. E aqui Antônio Súarez Abreu já aplica o gerenciamento da razão, como fará ao longo de sua argumentação, já que é através de um belo exemplo literário, extraído de Guimarães Rosa, que ele conduz o leitor a perceber o que vem a ser o gerenciamento de relação. Ele destaca ainda que um diálogo pode ser puro gerenciamento de relação e pondera, afinal, que os profissionais de sucesso são os que se relacionam positivamente com os clientes, adquirindo sua confiança e amizade.
O autor