resenha arte de argumentar
RESENHA CRITICA DO LIVRO A ARTE DE ARGUMENTAR, DE ANTÔNIO SUÁREZ ABREU.
Fábio Ferreira DIAS
“A Arte de Argumentar” de Antônio Suarez Abreu. Encontra disponível a venda em algumas livrarias ou pela internet. O seu preço está razoavelmente acessível, podendo ser encontrado nos valores, em torno de R$ 26,00 a R$ 42,00. Nele o autor define saber argumentar como conseguir aquilo que queremos dentro da verdade do outro. Este compositor busca orientar o leitor como proceder diante de situações de seu contexto. Destaca que o individuo para ter um argumento com propriedade; necessita desenvolver um constante abito de leitura. Conhecer questões que estão a sua volta são essenciais para sujeito formular seu assunto. Porquanto através do mesmo a capacidade de questionar fluirá o individuo formulará um ponto de vista através de pensamento crítico.
A obra destaca que um bom relacionamento pode contribuir com novas experiências. Sendo assim existe uma necessidade do ser humano viver uma constante afinidade com o outro. As relações com o próximo favorece uma maior confiança e o convencimento poderá ser facilitado. Segundo ABREU, a atual sociedade demonstra características como à falta de relacionamentos; isto proporciona distanciamento entre os pares. Somos aprisionados em nosso próprio mundo. Temos a dificuldade de abrir nosso coração com o outro devido o medo. Antônio comenta que a mente pode ser a nossa própria prisão. E necessitamos libertar desses grilhões que nos aprisionam.
Um destaque presente na publicação são situações que o argumento pode ate convencer o outro, não gerando uma mudança de atitude do próximo. Entretanto este não foi totalmente persuadido. Argumentação, convencimento e a persuasão devem andar juntos e se elas estiverem incompletas não podem chegar a um objetivo estabelecido segundo Suarez.
A publicação comenta fatos históricos,