RESENHA VIOLENCIA
Já a resenha vai além, resume a obra e faz uma avaliação sobre ela, apresentando suas linhas básicas, deve avaliá-la, mostrando seus pontos fortes e fracos.
A resenha pode ser de um ou mais capítulos, duma coleção ou mesmo dum filme. Apresenta falhas, lacunas e virtudes, explora o contexto histórico em que a obra fora elaborada e faz comparações com outros autores.
AUTOR (SOBRENOME), Nome. Título da Obra. n° da edição. Local de edição:editora, ano de publicação.
Credenciais do autor:
Quem é? Títulos. De onde é? Onde faz pesquisa? Onde leciona? O que publicou? Qual sua área/linha de pesquisa?
Resumo da obra: De que trata a obra? Qual sua característica principal? Qual a perspectiva de tratamento do tema? Qual o problema focalizado? Qual o objetivo do autor? Descrição do conteúdo e quadro de referências que o autor utilizou.
Violência no Brasil, outro olhar
AUTOR: Orson Camargo
QUEM É: Colaborador Brasil Escola
CREDENCIAIS: Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESP SP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
A violência se manifesta por meio da tirania, da opressão e do abuso da força. Ocorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer. Existem diversas formas de violência, tais como as guerras, conflitos étnico-religiosos e banditismo.
A violência, em seus mais variados contornos, é um fenômeno histórico na constituição da sociedade brasileira. A escravidão (primeiro com os índios e depois, e especialmente, com a mão de obra africana), a colonização mercantilista, o coronelismo, as oligarquias antes e depois da independência, somados a um Estado caracterizado pelo autoritarismo burocrático, contribuíram enormemente para o aumento da violência que atravessa a história do