Resenha A Violencia Do Estado
CURSO DE DIREITO - ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA JURÍDICA
Elizete Machado Soares
A VIOLÊNCIA DO ESTADO E DA SOCIEDADE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
A violência representa uma grande preocupação na sociedade brasileira contemporânea diante de uma população que vive amedrontada, as diversas formas com que a violência se expressa no Brasil tornam cada vez mais visível a omissão do Estado em fazer políticas que priorizem o desenvolvimento humano, pois uma sociedade na qual as grandes cidades separam as pessoas umas das outras é uma sociedade que produz mais medo e mais criminalidade.
A violência tem se manifestado de diversas formas, como o envolvimento de adolescentes nos movimentos criminais, a falta de acesso de grande parte da população jovem à educação de qualidade, à cultura, ao mercado de trabalho, são aspectos que denotam claramente as desigualdades existentes que colaboram na falta de perspectiva de melhoria de vida. Discutir o envolvimento de adolescentes na criminalidade, remete às diferentes formas de omissão a que estamos expostos, considerando importante observar aspectos característicos da sociedade capitalista, reportando sua análise à realidade brasileira.
A criminalidade e suas manifestações variam conforme as regiões do país e dos estados: o Brasil é tão diverso que nenhuma generalização se sustenta. Exemplos dessa diversidade é que em algumas regiões, a maioria dos homicídios dolosos encerra conflitos inter-pessoais, cujo desfecho seria menos grave se não houvesse tamanha disponibilidade de armas de fogo. Em todo o país, mesmo havendo uma combinação de matrizes criminais, tem se destacado o tráfico de armas e drogas, que cada vez mais se sobrepõe às outras modalidades criminosas, subordina-as ou a elas se associando, fortalecendo-as e delas se beneficiando.
As polícias brasileiras, de um modo geral, são ineficientes na prevenção e na repressão qualificada, na investigação e na conquista da indispensável confiança da