RISCOS AMBIENTAIS NA INDUSTRIA PESQUEIRA
RESUMO
O tema do presente trabalho é a implantação do programa de prevenção de riscos ambientais na indústria pesqueira. Sendo esta uma atividade artesanal surge o interesse de um estudo detalhado dos riscos ambientais existentes nas atividades dentro da empresa. Este estudo abrange vários setores, operários, supervisores e administradores da empresa, com objetivo de orientar e melhorar as condições de trabalho de forma a desenvolver atividades laborais sem desgaste físico, mental e psicológico dos funcionários, diminuindo os risos, com as técnicas cabíveis, visando assim aumento de produção minimizando custos e mão de obra. Bem como proporcionando um ambiente de trabalho saudável e harmônico. O objetivo é identificar os riscos existentes nos setores de produção, e com isso encontrar maneiras de minimizar tais riscos para melhorar o ambiente, transformar as condições de trabalho e adaptar às características psicofisiológicas dos trabalhadores, buscando conciliar dois universos: saúde e produtividade.
Palavras-chave: Riscos. Ambientais. Industria. Pesqueira
Introdução
Percebeu-se, na década de 70, a necessidade de se criar uma nova metodologia que mapeasse os riscos à saúde dos locais de trabalho. Esse mapeamento tinha por finalidade controlar os riscos a que os funcionários estavam expostos e informar aos chefes e supervisores sobre os mesmos (ATLAS, 1984).
E foi na Itália que essa renovação metodológica aconteceu. Esse novo mecanismo criava o hábito de, ao se inspecionar um posto de trabalho, promover também a avaliação com ênfase ao empregado, orientando-o a cooperar no processo de diagnóstico e prevenção de acidentes, tendo em vista que ninguém melhor do que ele para conhecer os produtos com os quais lida.
No Brasil, o artigo 1º da Portaria nº 25 do DNSST (Departamento Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador) de 29/12/1995 traz já o texto reformulado da Norma Regulamentadora (NR) nº 9, estando