Resenha Velho Testamento
1. 2 Samuel
Nome. 2 Samuel
Significado do Nome: O livro de Samuel poderia ter um outro título pelo seu conteúdo, por exemplo, Livro de Davi, porque ele narra do início ao final o reinado de Davi, o que o torna semelhante a 1 Crônicas. O livro de Samuel é um só e que foi dividido em 2 na Septuaginta, portanto, estamos diante de uma continuação natural do primeiro livro.
Tema: “A Instituição da Monarquia em Israel”.
O Segundo Livro de Samuel conta a sua história, que foi rei de Judá, no Sul ( capítulos 1-4). Depois ele foi rei de toda a nação, incluindo Israel, no Norte (capítulos 5-24). O livro narra as lutas de Davi contra os inimigos de dentro e de fora, para se firmar no poder e para estender o seu reino. Davi era homem de profunda fé e devoção a Deus e como líder foi capaz de conquistar a lealdade do seu povo. Mas ele também cometeu pecados de crueldade e violência, que a Bíblia não esconde. Porém, quando o Natã, o profeta, apontou a Davi os seus pecados, ele os confessou e aceitou o castigo de Deus
Autor: Levando-se em conta que os dois livros formam uma unidade, a questão da autoria de 2 Samuel é a mesma que foi apresentada para 1 Samuel. A atribuição tradicional da autoria ao próprio profeta Samuel não é aceitável, uma vez que a morte dele aconteceu bem antes dos eventos registrados neste livro.
Palavra – chave: Obediência. O segundo também é direcionado a essa palavra chave, pois quando Davi peca, reconhece seu erro, e diferente de Saul, se arrepende de todo o seu coração, aceitando o castigo que lhe é imposto por Deus, como consequência do seu erro.
Versículo – chave: “Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.” (2 Sm. 7.16)
Número de capítulos: 25capítulos
Em que grupo se insere: Históricos.
Datas aproximadas em que se passaram os fatos do livro: 2 Samuel começa com Davi recebendo a notícia da morte de Saul até a