Estudo Bíblico - Casamento
Mulher casada. Em hebraico, ’ishsháh, significa “mulher” (literalmente: homem feminino) ou “esposa”; a esposa era chamada de “possuída por um marido”. (Is 62:4 n.) Em grego, gyné pode significar “esposa”, ou pode significar “mulher”, quer casada, quer não. Deus proveu o primeiro homem, Adão, duma esposa por tomar uma costela dele e construir desta uma mulher. Ela tornou-se assim osso dos ossos do homem e carne da sua carne. Era o complemento de Adão e foi criada como ajudadora dele. (Gên 2:18, 20-23) Deus tratava diretamente com Adão, e Adão, por sua vez, transmitia os mandamentos de Deus à sua esposa. Por ter sido criado primeiro e por ter sido criado à imagem de Deus, ele tinha prioridade como cabeça e era para ela o porta-voz de Deus. A chefia dele devia ser exercida em amor, e a mulher, como ajudadora, devia cooperar no mandato procriativo dado ao casal. — Gên 1:28.
Após o pecado, primeiro de Eva, que, em vez de ser ajudadora do seu esposo, mostrou-se tentadora, e depois de seu esposo, Adão, que a acompanhou na transgressão, Deus proferiu julgamento sobre a mulher, dizendo: “Aumentarei grandemente a dor da tua gravidez; em dores de parto darás à luz filhos, e terás desejo ardente de teu esposo, e ele te dominará.” (Gên 3:16) Desde então, entre muitos povos da terra, a mulher de fato tem sido dominada pelo seu esposo, muitas vezes de modo bem duro, e, em vez de ela ser companheira e ajudadora, em muitos casos tem sido tratada mais como serva.
I. Entre os Antigos Hebreus.
Entre os antigos hebreus, o homem era cabeça da casa e era o dono (hebraico: bá‛al) da sua esposa, e a mulher era a possuída (be‛uláh). Entre os servos de Deus, a esposa ocupava um lugar digno e honroso. Mulheres piedosas de espírito e habilidade, embora sujeitas à chefia do esposo, tinham muita margem e liberdade de ação, e sentiam-se felizes no seu lugar; eram abençoadas por serem usadas por Deus em realizar serviços especiais para ele. Exemplos dentre as