PLENITUDE DE UMA VIDA SÓLIDA E VIDA FAMILIAR
TEXTO: "E não vos embriagueis com vinho em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito" Ef. 5.18 até 6.4 “ E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai na doutrina e admoestação do Senhor”
INTRODUÇÃO:
A família é, com toda a certeza, uma das instituições mais bombardeadas da atualidade. Há quem diga que a família é uma instituição falida. Outros afirmam que a família tradicional não tem mais lugar no mundo pós-moderno. Apesar de todos esses ataques malignos, nós cremos na família como instituição de Deus e bênção eterna para a humanidade. Cremos que Deus criou uma família perfeita no Éden que foi corrompida pelo pecado, mas que em Cristo tem recebido graça para lidar com os desafios, ser feliz e bem-sucedida. Nesta lição, trataremos acerca da plenitude do Espírito Santo na vida familiar.
I. Princípios bíblicos gerais
A. Garantia
Ser um cristão não é garantia de um casamento feliz. Infelizmente, algumas igrejas comprometidas com a teologia da prosperidade fazem promessas quanto ao casamento que vão além daquilo que Deus nos prometeu em sua Palavra. A felicidade e o sucesso de um casamento não dependem de ritos, correntes de oração ou simples determinações verbais. Ir à igreja e frequentá-la regularmente, por si só, não faz do casamento uma bênção.
Diante de tanta confusão nos casamentos, é preciso lembrar que é na Bíblia que encontramos instruções seguras e preciosas acerca do casamento, tanto para os maridos quanto para as esposas, e também para a criação dos filhos (cf. Ef 5.22, 25; 6.1-4). A continuidade e estabilidade da paz e da felicidade no casamento depende do cumprimento e obediência das instruções e mandamentos que Deus determina em sua Palavra.
B. Dificuldades
Contudo, ser comprometido com o padrão bíblico de casamento pode gerar ainda maiores dificuldades. Aqueles que amam a Deus e sua Palavra irão perceber que aplicar os ensinos bíblicos ao casamento não é algo