paleozoico
Introdução:
Neste trabalho vamos falar da era Paleozóica. Iremos abordar o tipo de clima, rochas formadas e de tipos de animais que predominaram nesta era e os diferentes sistemas no Planeta Terra.
Era Paleozóica
O Éon (unidade de tempo geológico composto por eras) Fanerozóico, onde surgiram, na Terra os primeiros peixes, plantas, animais terrestres e anfíbios, e que abrange as eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica, que dura há 542 milhões de anos.
A Era Paleozóica iniciou-se há aproximadamente 540 milhões de anos e finalizou-se há 250 milhões anos atrás, dividindo-se em 6 períodos: Câmbrico, Ordovícico, Silúrico, Devónico, Carbonífero e Pérmico, do mais antigo para o mais recente.
Paleozóico é conhecido por dois dos eventos mais importantes na história da vida animal:
A explosão Cambriana: começo de uma grande diversificação de biodiversidade. Diversas criaturas pluricelulares complexas, como os metazoários, desenvolveram-se principalmente nos mares, evoluindo para os peixes, anfíbios e répteis, e, posteriormente, “deram lugar” aos primatas e à espécie humana. Invertebrados ancestrais dos aracnídeos e insetos também Multiplicaram.
A extinção maciça: (a maior da história da vida na Terra), que extinguiu aproximadamente 95% de todas as espécies de animais marinhos (causas destes eventos ainda não são conhecidas). (imagem - Explosão de vida do câmbrico)
Período Câmbrico
Está compreendido entre 542 milhões e 488 milhões de anos atrás, aproximadamente. O período Câmbrico sucede o período Ediacarano, da era Neoproterozóica do éon Proterozóico, e precede o período Ordovícico da era Paleozóica.
Litologia:
No período Cambriano existiam 4 continentes, Laurentia, Báltica, Sibéria e Gondwana, sendo este ultimo um supercontinente, e todos constituídos por simples rocha nua e estéril. Estes continentes