Resenha UTA Diversidade cultural
RESENHA
O autor do texto Mecanismo de financiamento público da educação no Brasil é graduado em História (UFPR,1988) e mestre em História e filosofia da educação (PUC-SP,1997).
Professor universitário de graduação desde 1994,de especialização Lato Sensu e de mestrado. Atua na qualificação docente desde 1994 e prestou serviço para mais de 50 redes públicas e dezenas de escolas particulares. É consultor em gestão do trabalho pedagógico e proposições curriculares na educação básica e superior.
É palestrante e conferencista, consultor técnico de publicação didático, consultor pedagógico na área de educação corporativa.
Publicou livros e materiais didáticos, na área de informática, História e Geografia para ensino fundamental e médio.
No que se referi os recursos do financiamento da educação pública no Brasil, o autor expõe os mecanismo e instrumento tributários e a forma de distribuição dos recursos para educação no Brasil e também faz um breve histórico sobre o Fundef nos anos 1990 e do seu sucessor, Fundeb que é responsável pela redistribuição de recursos entre as regiões do país e alterou a forma de financiamento da educação no Brasil.
O texto apresenta a relação das contribuições tributaria e o financiamento da educação. CORDIOLLI cita as fontes de onde vêm os recursos que financia a educação, e o percentual que cada governo terá que aplicar, nas esferas federal, estadual e municipal.
Segundo CORDIOLLI a fixação genérica não garantem que esses percentuais de recursos iram para a educação, porem a CF de 1988 e a LDBEN de 1996 determinam que os recursos públicos fossem destinados prioritariamente as necessidade da educação obrigatória ,seguindo orientações do PNE (CF 1988 art.212,S 3°). Essa mesma lei determina a