Resenha Universidade Cria O E Produ O De Conhecimento
Universidade - Criação e Produção de Conhecimento.
Natieli Caroline Ferro1
No capítulo II do livro Fazer Universidade: Uma proposta metodológica, o objetivo é motivar o estudo e a busca de formas diferentes de conhecimentos, com opiniões e pensamentos próprios, usando criatividade para desenvolver pesquisas, baseadas na realidade social. Deixando claro o papel da universidade dentro da sociedade: fazer o mapeamento da realidade por meio da incitação de uma postura crítica e fomentadora de um espírito criativo no sentido de uma mudança desta realidade. Descrevendo assim os meios para esta realização em um contexto compreendido pelo seu público alvo.
O processo conhecer está vinculado à escola, a mesma compreende os graus: primeiro inicial, segundo médio, profissionalizante ou técnico. Diante do sistema educacional, propomos criar uma universidade onde se cultive a reflexão critica sobre a realidade e se criem conhecimentos baseados cientificamente, e não uma mera consumidora e repetidora de informações que tendem a profissionalizar.
Antigamente, na Grécia e em Roma já havia escolas de alto nível, para formar especialidades de classificação como medicina, filosofia, retórica e direito. Entre o final da Idade Média e a Reforma, propriamente nasceu à universidade. Manter a unidade do conhecimento básico para todas as especialidades e proporcionar aos futuros especialistas uma formação inicial unitária e geral é um esforço característico desse tempo. Grande parte do trabalho intelectual desenvolvido nesses tempos gira em torno das verdades da fé, religião e estudos filosóficos. Os movimentos da Renascença e da Reforma e Contra Reforma inauguraram a Idade Moderna, onde abrange uma crescente rebelião burguesa contra a ordem medieval. Notamos uma considerável diversificação do conhecimento humano e uma fragmentação dos órgãos de transmissão do saber. Nessa fase a universidade caracterizava-se pelas repetições dogmáticas. Ainda hoje, sofremos resquícios dessa