Resenha Uma verdade incoveniente
O filme “Uma verdade incoveniente” (“An incovenient truth”), dirigido por Davis Guggenheim e lançado em 2006 trata-se de uma palestra/documentário apresentada pelo ex-vice preseidente norte americano Al Gore, utilizando apresentações de slides, gráficos e vídeos. Sua duração é de 96 minutos.
Segundo Al Gore, ao longo de sua vida, vários momentos foram importantes para o fazer pensar de forma diferente sobre o planeta, como por exemplo o acidente com seu filho e a morte de sua irmã, levando-o a lutar por causas ambientais. Esta luta, que o levou a diversos locais ao redor do mundo, foi travada principalmente no congresso americano e se mostrou ardua e longa.
No filme, o ex-vice presidente procura mostrar ao público as mudanças ocorridas ao longo do tempo, especialmente relacionadas ao aquecimento global e a velocidade crescente de eventos cíclicos, como o aumento da quantidade de dióxido de carbono lançado na atmosfera e sua relação com o aumento da temperatura da Terra. Gore procura mostrar também as consequências dos fatos apresentados: furacões, em especial o furacão Katrina, em Agosto de 2005, inundações, secas, derretimento de geleiras ao redor do mundo, etc. Al Gore lança a questão do aquecimento global e suas consequências não só para chocar quem assistir o documentário, mas sim para promover mudanças. De acordo com ele, as questões ambientais se tratam de problemas de ordem política, econômica e social e já possuímos todo o conhecimento necessário para combatê-los. Para finalizar, ele aponta formas de reduzir o aquecimento global de forma simples, seguindo a ideia de que pequenas mudanças podem fazer a diferença.