Resenha do filme "uma verdade incoveniente"
O filme, apresentado pelo ambientalista e ex-vice-presidente americano, o democrata Al Gore, traz a discussão sobre o aquecimento global. O documentário reúne conteúdo de palestras feitas por ele em várias partes do mundo sobre este tema que é tratado no filme de uma forma realista, informativa e impactante, mesclado, de forma não menos dramática, com histórias de sua vida e de suas experiências pessoais e políticas.
Aproveitando-se de dados realmente impactantes, de recursos audiovisuais de excelente qualidade e com uma eloqüência digna do posto de ocupou, o apresentador mostra, embasando-se em extensas pesquisas climatológicas, que a temperatura média da Terra vem aumentando. Al Gora também procura demonstrar que o aquecimento tem causas andrógenas, isto é, deriva de atividades humanas, não sendo uma taxa natural de variação do próprio sistema climático terrestre.
A principal causa da variação na temperatura é o aumento da concentação de gases de efeito estuda na atmosfera. Tais gases vêm se acumulando na atmosfera em um nível acima do normal desde a revolução industrial, mas recentemente atingiram níveis alarmantes. Dentre as principais causas para o aumento da concentração destes gases na atmosfera estão:
1- A queima de combustíveis fósseis, que libera para a atmosfera gases como o CO2 antes "aprisionados" na crosta, na forma de petróleo, por exemplo;
2 - Desmatamento, pois ele diminui a taxa de fixação do carbono feita pelos organismos fotossintetizantes;
3 - Atividade pecuária, como a criação de gado bonivo, que emite enormes quantidade de metano, um gás com poderoso efeito estufa.
Segundo o palestrante, mesmo havendo um expressivo numero de comprovações científicas que comprovem a correlação entre o acumulo desses gases e o aumento de temperatura, muitos ainda resistem em afirmar que o homem seja o principal responsável por esses eventos.
Apesar de todo o ceticismo a respeito, o Painel