Resenha Verdade Incoveniente
O tema trata a emissão de gás carbônico, e suas consequências no mundo.
Através de demonstrações convincentes, o ex-vice-presidente levanta questões sobre a produção de combustíveis fósseis e o rápido desaparecimento de geleiras ou a ocorrência de catástrofes climáticas. De diversas formas, os dados apresentados mostram à platéia uma extraordinária coleção de dados sobre os perigos do aquecimento global e o que poderia ser feito para reduzir o seu impacto.
Durante toda a palestra é possível observar explicações que apelam para o lado emotivo, e que possuem poucas comprovações científicas. Além disso, este filme foi considerado pouco confiável, por muitos cientistas, e um filme “fraco”, por muitos cineastas.
No entanto, a apresentação foi feita para atingir as grandes massas, e para isso, é necessário que tudo seja afirmado da maneira mais envolvente. Em relação a confiabilidade, os dados científicos de Al Gore são muito parecidos com o do James Lovelock, famoso cientista, e não devem ser desacreditados facilmente.
Embora muitos dados pareçam muito exagerados e difíceis de acreditar, a realidade não se encontra muito longe do que foi dito: mudanças climáticas vêm se intensificando progressivamente e cada vez mais cientistas concordam com o aquecimento global, causado pela emissão de gás carbônico.
Apesar da visão catastrófica o filme termina com uma esperança, muitos estados americanos têm concordado em diminuir a emissão de poluentes e a conscientização está crescendo. Isso não pode ser negado. Há décadas atrás, ninguém se preocupava com o meio ambiente e o que poderia resultar as ações atuais no futuro. Cabe a engenharia também participar destas novas mudanças e se adaptar, planejando e colocando em prática sistemas produtivos sustentáveis.