Resenha de uma verdade incoveniente
Neste documentário o ex-vice-presidente Al Gore, apresenta ao mundo uma análise com os problemas do aquecimento global. Onde ele mostra o equívoco existente sobre esta questão e a sua defesa a respeito do meio ambiente, ao qual emprega possíveis alternativas para que o planeta não passe por catástrofes ainda maiores nas décadas seguintes.
O filme mostra o quanto à atmosfera terrestre é essencial para o nosso planeta, e isto implica que, com o aumento da emissão de dióxido de carbono a espessura da mesma tende a aumentar, fazendo com o que os raios fiquem retidos nela, gerando mais calor. Devido a isso, há um aquecimento global, e com ele algumas conseqüências: Degelo das calotas polares, subida do nível médio das águas do mar e à alteração da temperatura da água em todo o planeta.
Diante de todo o exposto, em seu documentário Al Gore não procura apenas apontar problemas e explicá-los, ele procura também promover mudanças profundas, interiores, relacionadas aos valores morais, culturais e ideológicos das pessoas. Ele aponta o que podemos fazer como comprar produtos recicláveis, biodegradáveis, como usar a água, a energia de forma sustentável. Portanto, este documentário funciona como um alerta para a sociedade mundial, mostrando que a solução está nas atitudes que tomamos independente do grau de intensidade dela, não esquecendo claro que cada país tem a sua política e cada política tem a sua maneira de pensar e tentar resolver as questões ambientais. Mas só isso muitas vezes não é suficientes para não afetar a Natureza e impedir as agressões ambientais e, como tal é necessário a colaboração e ajuda de cada cidadão.Como o próprio filme diz,”Todos e cada um de nós podem mudar essa situação, na maneira que vivemos nosso dia-a-dia e nos tornamos parte da solução”.