Resenha: Uma proposta para o ensino de gramática
TRAVAGLIA, Luís Carlos. Objetivos do Ensino de Gramática. In: Gramática e Interação: Uma Proposta para o Ensino de Gramática. 9ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2003. p 17-20.
Aluna : Daiane Vilela
Travaglia afirma que os professores precisam ter objetivos claros ao ensinar uma língua para nativos dessa língua e traz quatro objetivos possíveis, que são: desenvolver a competência comunicativa, levar o aluno a dominar a norma culta, levar o aluno ao conhecimento da instituição lingüística e ensinar o aluno a desenvolver o raciocínio.
O desenvolvimento da competência comunicativa é fundamental por ser mais pertinente e produtivo para o ensino de português, pois consiste na capacidade do usuário de empregar adequadamente a língua nas diversas situações de comunicação. Para conseguir esse objetivo, o professor deve propiciar ao aluno o contato com a maior variedade possível de textos utilizados em situações de interação comunicativa. Esse objetivo desenvolve a capacidade de produzir e compreender textos nas mais diversas situações de comunicação. Essa competência implica outras duas, a competência gramatical, capacidade de gerar um número infinito de frases gramaticais, baseando-se nas regras da língua, e a competência textual, capacidade de produzir e compreender textos valendo-se de capacidades textuais básicas: formativa (reconhecer e produzir textos), transformativa (modificar um texto e identificar o tipo de transformação) e qualificativa ( reconhecer a tipologia de determinado texto).
De acordo com o autor, a lingüística textual fornece subsídios para o ensino de língua e para o desenvolvimento da competência comunicativa, pois trata do texto e o vê como resultado da interação entre os sujeitos que atuam em uma situação de comunicação para atingir determinados objetivos.
O objetivo de levar o aluno a dominar a norma culta ou a língua padrão e, conseqüentemente, ensinar a variedade escrita da língua é preocupação