Resenha Técnicas Visuais a Síntese do Estilo Visual
Livro: Sintaxe da Linguagem Visual (Donis A. Donis) - Martins Editora, 1997
“Sintaxe da Linguagem Visual" (Martins Editora, 1997, 248 páginas), da designer e professora Donis A. Dondis traz estudos feitos no campo da comunicação visual, destinado para estudantes e amantes da arte. No sexto capítulo do livro: Técnicas Visuais: Estratégias de Comunicação, a autora descreve os elementos da comunicação visual e as diversas formas de fazê-la de maneira correta. Primeiramente é apresentado o conceito de conteúdo, que é basicamente o que está sendo expresso, é o caráter da informação, a mensagem. Seu objetivo é contar, expressar, explicar, dirigir, inspirar, afetar. O resultado final de toda experiência visual, na natureza e, basicamente, no design, está na interação das forças do conteúdo (mensagem e significado) e da forma (design, meio e ordenação). A forma é afetada pelo conteúdo: o conteúdo é afetado pela forma. Em um segundo momento Donis A. Donis apresenta as técnicas visuais, que são os instrumentos da composição visual e oferecem ao designer uma grande variedade de meios para a expressão visual do conteúdo. Ao longo do livro são citadas dezenove técnicas mais seu oposto, são elas:
Equilíbrio x Instabilidade: O equilíbrio está presente quando existe um centro de suspensão a meio caminho entre dois pesos. A ausência de equilíbrio e uma formulação visual extremamente inquietante e provocadora geram a instabilidade.
Simetria x Assimetria: O equilíbrio pode ser obtido de uma maneira simétrica e assimétrica. Simetria é equilíbrio axial, cada unidade situada de um lado de uma linha central é rigorosamente repetida do outro lado. Os gregos veriam na assimetria um equilíbrio precário, mas, na verdade, o equilíbrio pode ser obtido através da variação de elementos e posições, que equivale a um equilíbrio de compensação.
Regularidade x Irregularidade: A regularidade constitui no favorecimento da