Metodologia (resumo, resenha e esquema)
Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva certo conteúdo, é a “apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto” e um instrumento valioso de estudo.
Em geral um bom resumo deve ser:
Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor do texto.
Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com as próprias palavras de quem o escreve, uma vez que é o resultado de sua leitura.
Logicamente estruturado: as ideias devem ser apresentadas em ordem lógica e conforme apresentadas no texto original. O resumo deve ser compreensível.
Gramaticalmente correto: um resumo deve demonstrar o uso adequado da língua portuguesa.
Conteúdo:
* Assunto do Texto; * Objetivo do Texto; * A articulação das ideias; * As conclusões do autor do texto.
Observações:
* Devem ser redigidos em linguagem objetiva. * Deve-se evitar a repetição de frases inteiras. * Deve-se evitar o uso de parágrafos no meio do resumo. É constituído de um só parágrafo.
Segundo a ABNT, classificam- se em: * Resumo indicativo ou descritivo; * Resumo informativo ou analítico; * Resumo crítico ou resenha.
Resumo Indicativo:
Este tipo de resumo apenas indica os pontos principais de um texto, sem detalhar aspectos como exemplos, dados qualitativos ou quantitativos. Utiliza-se frases curtas, cada uma correspondendo a um elemento importante da obra. Descreve a natureza, forma e propósito do texto. Não dispensa a leitura do texto completo.
Resumo Informativo:
O resumo informativo é também conhecido como analítico. Permite dispensar a leitura do texto; portanto é mais amplo do que o indicativo. Deve salientar objetivo da obra, métodos e técnicas empregadas, resultados e conclusões. Evitam-se comentários pessoais e juízos de valor. Não se usa citações de outros autores e parágrafos.
Resumo Crítico:
O resumo crítico, também denominado resenha, é redigido por especialistas e compreende análise e