Nanotecnologia
ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE ALIMENTOS
PROCESSOS BIOQUÍMICOS
ANTÔNIO MATIAS NAVARRETE DE TOLEDO
Características de nanopartículas e potenciais aplicações em alimentos: Enfoque bioquímico
Rio Grande
2013
SUMÁRIO
1. Introdução
A bioquímica é a ciência que estuda principalmente a química dos processos biológicos que ocorrem em todos os seres vivos. Ela é voltada principalmente para o estudo da estrutura e função de componentes celulares como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e outras biomoléculas. Recentemente a bioquímica tem se focalizado mais especificamente na química das reações enzimáticas e nas propriedades das proteínas.
O enfoque bioquímico tem como objetivos identificar a bioquímica dentro do contexto do artigo e detalhar brevemente os itens selecionados, possibilitando ao aluno uma visão ampla da disciplina e de como a sua aplicação é vasta nos mais diversos campos da ciência e tecnologia.
O artigo selecionado para o presente trabalho foi um short review intitulado “Características de nanopartículas e potenciais aplicações em alimentos”, escrito por discentes e docentes do programa de pós-graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande. Este artigo aborda o desenvolvimento da nanotecnologia na área de alimentos, suas aplicações e seus benefícios. Os tópicos bioquímicos selecionados ao longo do artigo para uma breve revisão foram os radicais livres, sua formação no organismo e seus malefícios à saúde, os lipídios, sua classificação, estrutura e um tipo particular de lipídios, os fosfolipídios. Finalmente, foi abordado o polissacarídeo celulose, sua estrutura e suas aplicações em tecnologia.
2. Nanotecnologia em alimentos
A adição de ingredientes bioativos a alimentos apresenta muitas alterações,