Resenha tempos modernos
Mesmo naquela época, como é visto o grande chefe já tinha um “monitoramento” de seus funcionários, onde cuidava toda a produção. E fazia com que eles tivessem um trabalho desgastante, contínuo e sem intervalos, com cargas horárias extensas, compromisso de estarem produzindo mais e mais, além das condições subumanas em que se encontravam.
Uma das cenas marcantes é a invenção de uma engenhoca, uma máquina que teria a capacidade de alimentar as pessoas com a finalidade de diminuir o tempo dos operários enquanto almoçam, assim aumentando o tempo de trabalho. Mas não dando muito certo, mostra a preocupação dos proprietários em diminuir o tempo de almoço, para que os funcionários pudessem voltar aos seus postos o mais breve possível.
Carlitos tinha a função de apertar parafusos, um trabalho repetitivo, levando-o a um alto nível de stress que o deixou louco começando a apertar tudo que via pela frente, até botões de camisas, saias por exemplo. Mas não vendo o que estavam fazendo, os proprietários não pensavam que produzir mais e mais iria levar a uma grande crise da superprodução.
Na seqüência Charlie foi despedido da indústria e conseqüentemente internado em um sanatório. Quando se curou saiu e deparou com a grande crise que havia afetado a época, com greves e desemprego em massa.
Então, o famoso Ford ismo que atualmente continua presente, e hoje não somente o trabalhador mais também o consumidor é vitima disso. Ao trabalhador não é permitido saber qual o produto que está produzindo, assim virando um robô humano e