Resenha: livro questoes de arte - cristina costa
FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISICIPLINA : METODOLOGIA CIENTÍFICA -
DOCENTE: Profa. Ms Helena Zoraide Pelacani Almada
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A parte mais complexa de um Projeto de Pesquisa é a especificação da metodologia a ser adotada. Nela consideram-se os seguintes itens:
a. Tipo de Delineamento: Pesquisa Quantitativa ou Qualitativa b. Tipo de pesquisa c. Operacionalização das variáveis d. Técnica de Coleta de dados e. Tabulação f. Análise dos dados g. Forma do relatório
Formas de Abordagens ou Tipo de Delineamento: Pesquisa Quantitativa e pesquisa Qualitativa
➢ A pesquisa Quantitativa considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em número opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão entre outros). ➢ Ex: qual o índice de insônia entre os acadêmicos do curso de arquitetura? ➢ A pesquisa Qualitativa considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números.
A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicos no processo de pesquisa qualitativa.
Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para a coleta de dados e o pesquisador é o instrumento chave.
Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.
É apropriada para estudos cuja intenção é construir programas de intervenção.
Tipo de Pesquisa:
Existem várias formas de classificar as pesquisas. As formas clássicas de classificação serão apresentadas a seguir:
Do ponto de vista da sua natureza,