RESENHA SOBRE O MANIFESTO DOS PIONEIROS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS- DCHL
CURSO DE PEDAGOGIA 2012.1
DISCIPLINA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA I
DOCENTE UBIRAJARA COUTO LIMA
DISCCENTE: LOUISE MAURICIO LEITE PITOMBO
AZEVEDO, Fernando de. et al. Manifesto dos pioneiro da Educação Nova (1932). [.]. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.122 p. (Coleção Educadores) ISBN 978-85-7019-516-6. 1. Educação – Brasil – História. I. AZEVEDO, Fernando de.
O intuito do manifesto de 1932 era o de reorganizar a educação no Brasil, que na época era fragmentada e sem articulação.
Para os pioneiros do Manifesto a escola tinha uma função social importante e era direito de todo cidadão receber educação. Uma educação laica, pública, única e obrigatória e essa escola pública deveria ser de responsabilidade do Estado, que proporcionaria àqueles que nunca poderiam ter acesso ao ensino privado um escola pública e igual aos que freqüentavam as escolas particulares.
Questionavam a laicidade da educação brasileira existente e enraizada desde a época da colonização, pois para eles a escola deveria ficar de fora das questões religiosas, visto que é um local onde se ensina também o respeito e, portanto o ensino não deveria ser religioso, pois cada qual tem sua própria religião.
O Manifesto expõe que o ensino, para ser gratuito deve ser também obrigatório, pois para que a educação seja semelhante e obrigatória a todos é preciso que seja gratuito e de acesso a todas as classes econômicas.
O que na verdade eles queriam era romper com a escola tradicional e trazer as propostas da escola nova, tirar o professor como centro da sala de aula e colocar o aluno como centro, onde há troca mútua de conhecimento e participação de ambos.
Quanto a questão da escola que eles queriam para o Brasil, de qualidade e igual a todos, podemos observar que hoje em dia é totalmente diferente do que se propunha no Manifesto, pois a escola pública não