Trabalho importações
Escalas de navios nos portos indicam que exportações podem somar pelo menos 7,8 milhões de toneladas em fevereiro e março
Terminal com grãos de soja: programação de embarques mostra exportações de pelo menos 4,5 milhões de toneladas para fevereiro
São Paulo - As escalas de navios nos portos brasileiros indicam que as exportações desoja do país podem somar pelo menos 7,8 milhões de toneladas em fevereiro e março, mostrando uma forte antecipação nos embarques da oleaginosa na comparação com os últimos anos.
No somatório nos mesmos meses de 2013, o país exportou 4,5 milhões de toneladas, o que indica um crescimento de 73 por cento este ano.
Para fevereiro, a programação de embarques mostra exportações de pelo menos 4,5 milhões de toneladas, segundo dados de agências marítimas analisados pela Reuters.
No mesmo mês de 2013, o Brasil, maior exportador global de soja, embarcou 960 mil toneladas. Em fevereiro de 2012, exportou 1,6 milhão de toneladas, segundo dados do governo.
"Com a antecipação do início da colheita para fevereiro ou até mesmo janeiro, os embarques começam agora mais cedo", disse o analista Flávio França Jr., associado à consultoria Safras & Mercado.
Muitos navios começaram a chegar aos portos brasileiros ainda em janeiro, quando a soja danova safra 2013/14 ainda não estava disponível e o produto de safras antigas já era bastante escasso. Tanto que as exportações no mês passado ficaram em 30 mil toneladas, volume insuficiente para encher um navio.
Na primeira semana de fevereiro, o ritmo de embarques nos portos foi semelhante ao do mesmo mês de 2013, cerca de 55 mil toneladas por dia, somando 273 mil toneladas, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Por outro lado, o chamado "line-up" de navios mostra uma aceleração forte dos embarques à medida que o fim de fevereiro se aproxima.
No primeiro terço do mês, 17 navios embarcaram soja no