Resenha sobre o filme Piratas do vale do silício
O filme conta a história do inicio dos computadores pessoas, protagonizado por Steve Jobs e
Bill Gates. Em 1976 em uma garagem, Steve Jobs inicia a fabricação de computadores pessoas fundando então a Apple, no mesmo ano Bill Gates em um quarto de hotel inicia a Microsoft, vendendo programas em basic para uma empresa que também fabricava computadores.
O filme aborda também um lado pessoal de Jobs e Gates, mostrando seus problemas, vícios e superações. Em uma feira de São Francisco, a Apple expõe o Apple I disparando no mercado e se tornando concorrente da IBM. Enquanto isso Gates se aproxima da IBM para vender um sistema operacional para seus computadores, não tendo esse sistema operacional Gates em uma empreitada genial, sabia que um rapaz tinha desenvolvido algo, e então o compra e repassa para a IBM, iniciando então uma das maiores fortunas do mundo.
Mais tarde Jobs visita a Xerox com o objetivo de “conhecer” novas tecnologias, com essas informações ele revoluciona a forma com que os computadores pessoais são visto, inserindo uma interface gráfica com o sistema de janelas e ícones e introduzindo o mouse.
A Apple era rival da IBM e em 1977 inicia então a disputa entre Jobs e Gates. Gates então fecha um contrato com a Apple para fornecer softwares para o Mac, podendo assim se aproximar da tecnologia que a Apple obtinha. Jobs percebe tarde de mais, Gates já havia roubado e implantado essa tecnologia em seu sistema operacional e assim criando o Windows.
No meu ponto de vista Jobs e Gates ate podiam dominar muito bem as ciências da computação, porem, seus verdadeiros talentos eram de empreender e enxergar as oportunidades, sendo ótimos estrategistas e “marqueteiros”.