RESENHA CRÍTICA DO FILME PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO
IZABELA DOS SANTOS FERREIRA
RESENHA CRÍTICA
FILME: PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO
CACOAL – RO
2015
IZABELA DOS SANTOS FERREIRA
RESENHA CRÍTICA
FILME: PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO
Atividade prática supervisionada apresentado ao curso Engenharia de Produção da UNESC – União das Escolas Superiores de Cacoal, solicitado pelo Professor Thiago da dicíplina de Fundamentos da Tecnologia de Informação.
1° Período.
CACOAL – RO
2015
No ano de 1999, o filme Piratas do Vale do Silício, é lançado documentando as histórias de duas marcas concorrentes, que lançaram artigos de sucesso na linhagem de computadores pessoais, são elas a Apple Computer e a Microsoft. O filme destaca a disputa das duas empresas para garantir o seu lugar no mercado, além de mostrar as dificuldades da época, enfrentadas pelos jovens Steve Jobs e Bill Gates.
No entanto, o autor apresenta de forma mais completa a respeito da personalidade e vida pessoal dos protagonistas. Expõe a ambição, o poder de liderança, as crises psicológicas, as drogas e a paternidade indesejada vivida por Jobs, também relata o abandono da universidade, os jogos e a estratégia de Gates.
Ambos os grupos começaram a desenvolver seus projetos em garagens, com o auxílio de amigos. Steve Jobs contava com o Steve Wozniak, que desenvolvia as máquinas e Bill Gates trabalhava junto com Steve Ballmer e Paul Allen.
Nos anos setenta, os computadores ainda necessitavam de grandes salas, possuíam custos altos e eram utilizados por grandes companhias. Dessa forma, Jobs cativou a ideia de através de uma placa criar um computador para o uso pessoal, adquirindo um lugar no mercado.
Com o sucesso do primeiro protótipo, o Jobs em uma feira tecnológica lança o segundo computador, chamado de Apple II. Nesta mesma feira Gates tenta apresentar ideias de sistema operacional e software para Jobs, porém não consegue a sua atenção.
O modo em que o autor descreve a