resumo histologia
RESUMO DO SISTEMA URINÁRIO
Dacylla Sampaio Costa
Professor: Daniel Vasconcelos
Disciplina: Histologia
Parnaíba- PI
2013
Sistema Urinário
O sistema urinário retira do organismo, através da urina, as substâncias em excesso e os produtos residuais do metabolismo, contribuindo para a manutenção da homeostasia, ou seja, da composição química do meio interno. É formado pelos dois rins, dois ureteres, bexiga e a uretra. Esta relacionado à filtração sanguínea, absorção, excreção e síntese de hormônios que participam no controle da pressão arterial e na eritropoiese.
Rim
É envolvido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso não modelado e tem uma borda convexa e uma côncava, na qual se situa o hilo, por onde entram e saem os vasos e os nervos. O hilo contém ainda os cálices que coletam a urina e se unem na pelve renal, a parte superior do ureter por onde a urina sai do rim. O rim pode ser dividido em uma zona cortical e uma zona medular. A zona cortical possui estruturas vasculares, os corpúsculos renais, onde o sangue é filtrado.
A unidade funcional dos rins é o túbulo urinífero, composto pelo néfron e pelo tubo coletor. Vários néfrons desembocam em um tubo coletor. O néfron é constituído pelo corpúsculo de Malpighi, o túbulo proximal, a alça de Henle e o túbulo distal.
O túbulo proximal inicialmente é tortuoso e é denominado túbulo contorcido proximal. Ao tornar-se retilíneo, é chamado de túbulo reto proximal. O túbulo reto penetra na zona medular e continua com a alça de Henle. Como o epitélio é baixo, tem-se a parte delgada da alça de Henle. Ela tem a forma da letra U, com uma porção descendente e outra ascendente. Na zona medular externa, ou seja, na região da zona medular próxima à cortical, o epitélio é um pouco mais alto, portanto, é a parte espessa da alça de Henle. Na zona cortical, o túbulo distal é tortuoso e é designado túbulo contorcido distal. Os