Resenha sobre o documentário "A Ponte"
“A PONTE”, produzido pelo instituto Rukha e dirigido por João Weiner, mostra a realidade dos bairros de baixa renda da zona sul de São Paulo. O vídeo conta a historia de pessoas, moradores da região que não se conformam com a situação que vivem e querem muda-la na qual passam por um processo de transformação.
Relatório:
O documentário se passa na periferia da Zona Sul de São Paulo, mais precisamente nos bairros de Capão Redondo, Jardim Ângela e Jardim São Luís. Região que começou a se formar devido à ocupação de mananciais, sendo uma ocupação populacional desordenada na Zona Sul; na qual mostra a dificuldade de se morar nestes locais, fazendo grande contraste com o outro lado da ponte pinheiros que esta uma das partes mais ricas de São Paulo, o documentário fala sempre sobre a dificuldade de quem não tem dinheiro, e de suas provações para poder mudar de vida.
A ponte do rio Pinheiros acaba sendo como o muro de Berlim separando a parte rica da parte pobre, dando ênfase nesta disparidade social temos as pessoas que tentam fazer com que esta desigualdade social não seja para sempre e dando uma luz para os perdidos, os que não sabem o que fazer para mudar de vida com isso veio a casa do Zezinho instituição formada para ajudar as crianças carentes, que teve grande apoio de empresários e podendo assim ter sua sede bem estruturada, tudo para poder ajudar os que necessitam e lhes mostrar que podem ter um futuro melhor, o qual eles fazem de tudo para seguir e diminuir a desigualdade.