Ação pedagógica do professor no processo de Inclusão
HISTÓRIA
ANDRÉ LUIZ ESTEVAM VILLAR
A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Itapetininga
2014
ANDRÉ LUIZ ESTEVAM VILLAR
A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação à distância; Sociedade; Educação e cultura; Educação inclusiva; Língua Brasileira de Sinais e Seminário da Prática I.
Orientadores: Fábio Luiz;
Giane Albiazetti
Sandra Vedoato
Raquel Franco
Itapetininga
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
DESENVOLVIMENTO 05
CONCLUSÃO 07
REFERÊNCIAS 08
INTRODUÇÃO
O sistema educacional brasileiro defende uma educação para todos por meio de uma escola heterogênea, pluralista e acolhedora, independentemente de suas diferenças. A educação inclusiva envolve o reparo das instituições para receber os alunos com necessidades especiais, revendo e reformulando currículos, adequando especo físico, revendo metodologias e recursos didáticos.
Em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, a EMEF Antônio Fenólio trabalha com 25 incluídos em salas regulares. A unidade, que desde 2002 mantém uma sala de recursos, também conta com o apoio de uma equipe preparada para dar suporte pedagógico aos professores e orientações aos jovens no contraturno. Ali, algumas flexibilizações de espaço foram feitas pelo professor Anderson Martins para permitir a participação de quem tem deficiência visual nas aulas de Educação Física.
Martins leciona há mais de cinco anos para turmas das quais fazem parte alunos com necessidades educacionais especiais. Entre eles estão alguns adolescentes cegos. Para que todos pudessem participar de uma disputa de arremessos de basquete, ele fez adaptações na quadra de esportes da