Resenha sobre a Televisao
O documentário Muito Além de Cidadão Kane, 1993, e o texto A Mídia e a Modernidade de John B. Thompson, 1998, são dois estudos feitos sobre os meios de comunicação no Brasil, irei abordá-los do meu texto a seguir e conciliá-los.
2. Desenvolvimento
Comunicação, Cultura e Mídia
Muito Além de Cidadão Kane, produzido nos anos 90, mostra as relações entre a mídia e o poder do Brasil, focando na análise da figura de Roberto Marinho. A obra detalha a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência do grupo, seu poder e suas relações políticas.
A Comunicação é uma forma de ação que todos os indivíduos exercem diariamente e interage no meio em qual vive, a mídia e a modernidade são responsáveis pelos comportamentos culturais. A informação e o conteúdo simbólico são aspectos centrais da vida social.
Os canais de comunicações tiveram um grande desenvolvimento, tornaram-se mercadorias que foram amplamente comercializadas e acessíveis a população, a informação não é mais limitada como antigamente, pois qualquer evento ou notícias podem ser gravados e exibidas para quem está longe de determinado lugar em que os fatos acontecem.
O conteúdo simbólico é fixado e transmitido pelos canais midiáticos, que usam os meios técnicos para sua reprodução para adquirir e alterar as condições de espaço temporais da comunicação, na tentativa de controlar e influenciar os acontecimentos. A mensagem é passada de uma forma codificada para que o telespectador entenda o conteúdo da informação.
A Rede Globo foi fundada por Roberto Marinho em 1965, logo no início da Ditadura Militar no Brasil. Enquanto a emissora apoiava o regime, o próprio regime dava suporte à nova emissora, o que fez com que ela tivesse um grande crescimento no cenário nacional
Existem os quatro tipos de poderes, o econômico, político, coercitivo e o simbólico, e a Rede Globo é o meio de comunicação que utilizam todos eles, Roberto Marinho conseguiu usar o poder na