Resenha sobre a obra de eclea bosi
BOSI, Eclea. Cultura de Massa e Cultura Popular: Leituras de Operárias: 13 ed./ Apresentação de Dante Meira Leite. Prefácio de Otto Campeava. Petrópolis, Vozes, 2009, p. 29 – 117.
Eclea Bosi
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1966), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1971). Atualmente é professor emérito da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, memória, cultura. Coordenadora da Universidade aberta à terceira idade. Autora de MEMÓRIA E SOCIEDADE, CULTURA DE MASSA E CULTURA POPULAR. LEITURAS de OPERÁRIAS, VELHOS AMIGOS, O TEMPO VIVO DA MEMÓRIA e a antologia SIMONE WEIL A CONDIÇÃO OPERÁRIA. Recebeu o título de Professor Emérito em outubro de 2008. Prêmio internacional Ars Latina 2009 por MEMÓRIA E SOCIEDADE. Prêmios "Loba Romana" do ano Brasil-Itália 2011 e "Averroes" 2011.
A obra a ser resenhada trata-se de Cultura de Massa e Cultura Popular:Leituras de Operarias, onde essa obra trata-se de um estudo feito sobre os valores da sociedade industrial, sendo que este foi realizado através da analise de leituras de um grupo de operarias. A obra esta baseada em uma pesquisa que parte de uma ampla discussão teórica sobre o que significa comunicação de massa, cultura popular e cultura operaria.
Segundo Eclea Bosi a cultura de massa não passa de um oceano de imposições ditadas pelos meios de comunicação, muitas vezes identicamente distintas as mais diferentes regiões e povos. Portanto a cultura de massa é uma cultura criada pela ideologia que tenta se apresentar como própria cultura.
Eclea Bosi também comenta sobre a definição de cultura popular por não ser uma tarefa simples, depende da escolha e de um