resenha sobre a importância da psicologia no estudo do direito
CURSO: BACHARELADO EM DIREITO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA
DOCENTE: ISABELA
DISCENTE: KÁRITA DE LIMA CARDOSO
INSTITUTO DE PSICOLOGIA prof°Jorge Trindade. Todos os direitos reservados – Rua 24 de Outubro, 111 - 10 andar – Sala 1004 – Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS Fone Fax (51) 3026.8613 inps@terra.com.br – http:// www.jorgetrindade.com.br/artigos.html
A importância da Psicologia Jurídica para os futuros profissionais do Direito
A Psicologia Jurídica é uma ferramenta que facilita o entendimento de um conjunto de fatores que podem influenciar em alguns comportamentos humanos. Os fatos que levam um indivíduo a cometer um crime são desencadeados de diversas formas que ainda hoje são objeto de estudo de ciências como a Psicologia.
Os operadores do Direito precisam entender o funcionamento da mente humana para que possam manipular as ferramentas da lei de forma justa e precisa. O universo do crime é imenso e complexo assim como os motivos que o levam. Questões sociais e psicológicas podem interferir diretamente do início ao fim de um fato criminal.
Como julgar um sociopata sem conhecer questões sociais e psicológicas que podem de alguma forma ter influenciado este distúrbio. Assim como o autor a vítima também esta inserida nesta necessidade de conhecimento psicológico, as vítimas possuem perfis que podem propiciar a uma condição de susceptibilidade.
O indivíduo condenado deve ser preparado para uma nova tentativa de reintegração social. As leis em alguns casos são direcionadas individual ou coletivamente, como é o caso dos estatutos da criança e do adolescente assim como o do idoso. Por uma questão de humanidade os idosos merecem mais respeito e sem dúvida cuidados especiais já que são em grande parte responsáveis pelo que usufruímos hoje.
A Psicologia Jurídica é o caminho mais curto, a ponte para se chegar ao início do entendimento do universo da mente de alguém que comete um delito, facilitando a aplicação da lei