lista
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - CCN
DEPARTAMENTO DE FISICA
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL I
PRÁTICA IV: MAQUINA DE ATWOOD
DATA: __/__/_____
NOTA DO RELATÓRIO:
ORDEM
ASSINATURA DO ALUNO
1
2
3
4
5
6
1.INTRODUÇÃO
A Máquina de Atwood é um dispositivo educacional, consiste de dois corpos de massas M e m conectados por um fio ideal (indeformável e de massa desprezível), que passa por uma roldana de eixo vertical também ideal (massa e atrito desprezíveis). Estes dois corpos permanecem em equilíbrio em todas as posições se M=m. Posicionando um dos corpos a um nível superior ao do outro, e sobrecarregando-o com um corpo de massa m muito menor, o sistema adquire movimento vertical, que faz descer o corpo que possui maior massa e subir o outro de menor massa. Depois de certa distância percorrida, a massa m é automaticamente removida, ou seja, existe uma argola, fixa a um cursor, de maneira que o corpo de massa M passa pela argola e deixa o corpo de massa m; a partir desse momento, o sistema continua a mover-se com velocidade constante, obedecendo à primeira lei de Newton, a lei da Inércia.
2.CONTEXTO
A aceleração de um objeto depende da força resultante aplicada, e a massa. Na Máquina de Atwood, a diferença de peso entre as duas massas interligadas pelo fio, determina a força resultante que age no sistema de ambas as massas. Esta força resultante apresenta em ambos as massas suspensas; a massa mais pesada está acelerada descendente, e a massa mais leve está acelerada para cima.
No diagrama de corpo da máquina de Atwood, T é a tensão no fio, M1 é a massa mais leve, M2 é a massa mais pesada, e g é a aceleração devido a gravidade. Assumindo que a polia e o fio possuem massas desprezíveis, a força resultante em M1 é a diferença entre a tensão e M1.g (T>M1g). A força resultante em