resenha sobre inovação e empreendedorismo
Outra definição interessante é a de Schumpeter (citado por FILION,1999)
"Empreendedorismo está na percepção e aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios ... sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações.“
Já para Dornelas (2008) "empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades" enfatiza assim de forma mais geral o real objetivo do empreendedorismo, que é gerar oportunidades.
Com base nestas assertivas podemos nos sensibilizar e trabalhar neste tema como forma de contribuir para a sociedade relatando teorias e expondo resultados com base em estudos, projetos e pesquisas.
O empreendedorismo inovador ganhou força nos principais países do mundo globalizado nas últimas décadas e contribuiu eficazmente para o desenvolvimento social e econômico.
O surgimento das incubadoras revelou ser um importante meio de apoio no universo do empreendedorismo o que possibilitou substancial aumento de casos de sucesso entre empresas abertas e que contaram com este tipo de apoio.
O perfil do empreendedor é de suma importância para o êxito do empreendimento não somente porque ele revela qualidades que o incluirão no caminho do sucesso bem como porque ele evidencia habilidades e capacidades do empreendedor, que, por se inspirar em novos modelos de negócios, por ter iniciativa, autoconfiança, perseverança e motivação estará preparado para mitigar riscos em empreendimento tecnológico inovador.
Outro fator decisivo no mundo competitivo é o uso de estratégias de inovação. As estratégias de inovação podem ser de Liderança ou de Segmentos. Assim, a inovação, tal como a área de Marketing, Recursos Humanos e Finanças é uma área que precisa