Resenha Criatividade
Resenha sobre a aula “Criatividade: o diferencial do empreendedorismo”
Disciplina: Marketing Avançado
Professor: Silvana Chiaretto
Resenha
De acordo com o dicionário Aurélio, podemos afirmar que Criatividade é a capacidade de criar coisas novas; inovar; ter espírito inventivo. De maneira mais ampla, também pode ser definida como fazer algo diferente que difere do padrão.
A criatividade pode ser vista como a faculdade de encontrar soluções diferentes e originais a novas situações. Cada indivíduo nasce com o potencial criativo, o qual pode ser desenvolvido ao longo da vida. Essa criatividade pode se desenrolar a partir de informações, reciclagens de certos assuntos, análises, argumentações, dentre outros conhecimentos gerais. Antes que isso tudo ocorra, devemos estar dispostos a mudar o nosso padrão de pensamento, pois a rigidez anula a liberdade criativa.
Na atualidade, o que as empresas mais almejam são pessoas com essa habilidade de criatividade, pois podemos perceber que o único diferencial para se tornar um excelente profissional são seus dotes criativos e de inovação. As organizações tem investido em cultura criativa, pelo fato de constatarem que aprender a sustentabilidade de seus negócios esta ligado diretamente na inovação contínua.
A caixa preta da criatividade não tem mistério algum. As empresas que entenderem as pessoas além da pirâmide de Maslow conseguiram iniciar a transação da cultura burocrata para a cultura inovadora. Os colaboradores não querem mais trabalhar em empresas com valores diferentes de suas crenças. Os líderes que atenderem os desejos invisíveis das pessoas terão em troca a tão almejada alta performance e por conseqüência retorno financeiro positivo. As pessoas buscam a autonomia, desejando participar de algo maior que estimulem cada vez mais suas idéias inovadoras. Assim como todas as habilidades, a criatividade necessita de um estimulo próprio para poder alcançar os seus objetivos.