Resenha Artigo As Cinco Regras de Ouro
KELLER JOHNSON, Lauren. As cinco regras de ouro. HSM Management Update nº 18 – Março 2005. 4 p.
Neste artigo a autora fala sobre o tema empreendedorismo, para isso ela utiliza citações de William Sahlman, professor de gerenciamento da Harvard Business School.
Nos três primeiros parágrafos ela cria uma introdução sobre o que é o empreendedorismo e o que gestores precisam fazer para que as empresas sejam empreendedoras. Ela conceitua empreendedorismo como “um sistema de gerenciamento capaz de acrescentar enorme valor às empresas de qualquer porte, alcance ou tempo de existência”, ou seja, o empreendedorismo quando bem aplicado pode fazer com que uma pequena empresa tenha um crescimento como o das grandes empresas, bem como, quando aplicado em uma empresa que já é grande pode fazer com que a mesma cresça ainda mais entrando até mesmo em outros setores que seus fundadores não imaginavam.
Segundo a autora e William Sahlman, gestores empreendedores não precisam fundar novas empresas, eles conseguem fazer com que uma empresa existente torne-se uma grande empreendedora. Sahlman diz que “o que move os gestores empreendedores é o desejo de identificar novas oportunidades em vez de se limitar a proteger o que as empresas já possuem”, ou seja, esses gestores estão sempre procurando novos desafios, gostam de inovar. Eles não têm medo de novos projetos, mesmo que ainda desconhecidos pela sua empresa, preferem assumir um risco a ficar parados num mesmo local.
Na última parte da introdução, Lauren Johnson diz que “os executivos que não lideram com empreendedorismo colocam as empresas em grande risco”, pois as mudanças ao redor das empresas são constantes. Para firmar a sua afirmação ela cita alguns exemplos de empresas que foram empreendedoras e deram certo, como a Intel.
Após a introdução ela coloca o tema “tornando-se um empreendedor”, no qual ela cita as cinco regras.
A primeira é “Mude de cima para baixo”, onde ela utiliza outra citação de Sahlman “o