Trabalho
“acidente ZERO”
1. INTRODUÇÃO
A prevenção de acidentes de trabalho no BRASIL, não registra iniciativas de sucesso, sendo que, a partir de 1970, o avanço da industrialização resultou no aumento do número de acidentes, que já era alto.
Criou-se uma serie de normas especificas, mas a quantidade de acidentes continuava a crescer, mesmo quando, o ritmo das atividades econômico se reduziu. Em 1975, o BRASIL chegou a ter quase 10% de seus trabalhadores acidentados. Hoje em dia os responsáveis em segurança do trabalho nas empresas lutam para mudar, tentando criar e implantar métodos para prevenir os acidentes de trabalho.
1.1OBJETIVOS GERAIS
Visando estabelecer uma conscientização permanente, com o auxílio de palestras, vídeos, treinamentos específicos(NRs,EPIs e EPCs) e oficinas voltadas para a máxima segurança dos trabalhadores em geral. Partindo da organização geral o acompanhamento após a implementação das normas de segurança ministradas aos funcionários e adequadas as empresas devem sempre serem abordadas e salientadas pelos supervisores e chefias com o intuito de zelar pela segurança de todos os funcionários.
1.2. HISTÓRICO DA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL ALEGRETE LTDA (CAAL)
A Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda. formou-se em dezembro de 1977, a partir da fusão da Cooperativa Arrozeira Alegrete Ltda. e da CooperativaProgresso.
A CAAL é jovem cronologicamente, mas traz na sua história, o pioneirismo dos produtores que em 1948 fundaram a Cooperativa Arrozeira (mais tarde denominada Cooperativa Agrícola Alegretense), que foram movidos por dificuldades comuns, que compreendiam desde a ausência de infraestrutura para a atividade agrícola, a falta de tecnologia adequada ás condições climáticas e de solo, até a ação de intermediários que por falta de administração dos agricultores, impunham-lhes condições desfavoráveis para a comercialização.
Iniciou-se então um gigantesco esforço para a construção de uma entidade, que atuando em