Resenha Cap tulo V do Livro Liderança na Empresa
KETS DE VRIES, Manfred FR. Liderança na empresa: como o comportamento dos líderes afeta a cultura interna. Editora Atlas S.A., 1987. 215p. Capítulo V: Você gosta de cantar o hino da empresa?
1 CREDENCIAIS DO AUTOR
Manfred F R Kets de Vries é graduado em Economia pela Universidade de Amsterdam, em Administração pela Harvard Business School e em Psicanálise (membro da Sociedade Psicanalítica Canadense e da Associação Psicanalítica Internacional). Fundador do Instituto Vries Kets, uma empresa de consultoria para CEOs individuais e equipes de executivos, fundado em 2009.
2 RESUMO DO CAPÍTULO
Neste capítulo, o autor fala sobre os conceitos de Cultura Organizacional, apresentando suas opiniões e exemplos de empresas existentes e bastante conhecidas. É de fácil entendimento pois o autor explica as teorias e cita exemplos bastante conhecidos.
No primeiro parágrafo fala das fusões, deixando questionamentos que devem ser pensados antes de proceder com as mesmas. Afirmando que antes de fusões ou alianças é preciso fazer um estudo da Cultura Organizacional de ambas empresas e pensar em qual é a finalidade de tal ligação. É citada, então, a questão de hinos empresariais, utilizando o exemplo da empresa IBM, a qual possuía hinos, porém não conseguiu vencer as mudanças externas, talvez por estarem envoltos demais com somente a cultura interna, como menciona o autor. A partir do sexto parágrafo Kets de Vries relaciona as empresas originárias do Japão, Orientais, como sendo as responsáveis pela discussão cada vez mais frequente de Cultura Organizacional, já que tais empresas possuem um alto índice de sucesso houve o interesse em saber os motivos pelas empresas ocidente. É citada a teoria dos “Sete S”, formada por: estrutura, pessoal, sistemas, estilo, habilidades, estratégia e valores compartilhados (Cultura Organizacional). Como dito no texto, Athos e Pascale afirmam que a maneira como os japoneses manipulam tais valores é que resulta no sucesso de suas